segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Quando os sacerdotes são castigo de Deus.



São João Eudes

O maior sinal da ira de Deus sobre o seu povo, e o pior castigo que ele pode infligir sobre ele, neste mundo, é quando permite que, como punição por seus crimes, o povo caia nas mãos de pastores que o são mais de nome do que de fato, que mais exercem contra o povo a crueldade dos lobos famintos, do que a caridade dos pastores carinhosos, e que, em vez de cuidadosamente lhes oferecerem um repasto, despedaçam-no e o devoram cruelmente; em vez de levar o povo para Deus, vende-o para Satanás; em vez de dirigi-lo para o céu, arrasta-o consigo para o inferno; e, em vez de ser o sal da terra e luz do mundo, são o veneno e escuridão.

Porque nós, pastores e sacerdotes, diz São Gregório Magno, seremos condenados diante de Deus como assassinos de todas as almas que todos os dias são entregues à morte eterna pelo nosso silêncio e pela nossa negligência: Tot occidimus, quot ad mortem ire tepidi et tacentes videmus[1]. Como também, diz o mesmo santo[2], não há nada que mais ofenda a Deus (e, portanto, que mais provoque a sua ira, e atraia mais maldições, seja sobre os pastores e sobre o rebanho, sobre os sacerdotes e sobre o povo), que quando Deus vê aqueles que ele estabeleceu para a correção dos outros, darem exemplo de uma vida depravada, e em vez de evitar que ele seja ofendido, somos os primeiros a persegui-lo, já que não temos o mínimo cuidado pela salvação das almas; que sonhamos senão apenas em satisfazer nossas inclinações; que todos os nossos afetos terminam nas coisas da terra; que estamos alimentando vorazmente a vã estima dos homens, fazendo com que o mistérios da bênção sirvam à nossa ambição; que abandonamos os negócios de Deus para atender aos do mundo; e que, ocupando um lugar de santidade, tratamos apenas dos trabalhos terrestres e profanos. Quando Deus permite que as coisas sejam assim, temos com certeza uma prova de que está extremamente irado contra o seu povo, e este é o rigor mais terrível que possa exercer sobre ele, ainda neste mundo. É por isso que ele grita incessantemente a todos os cristãos: Convertimini ad me, et dabo vobis pastores juxta cor meum [3]: “Convertei-vos a mim, e eu vos darei pastores segundo o meu coração”. Isso mostra claramente que o desregramento da vida dos pastores é um castigo pelos pecados do povo; e que, por outro lado, o maior resultado da misericórdia de Deus para com o povo, e a graça mais preciosa que ele possa conceder, é quando ele dá pastores e sacerdotes segundo o seu coração, que só buscam sua glória e a salvação das almas. Este é o dom mais precioso e o favor mais insigne que a bondade de Deus pode conceder à Igreja, a dádiva de um bom pastor, seja bispo ou padre. Pois é a graça das graças e o dom dos dons, que carrega consigo todos os outros dons e todas as outras graças.


Jean Eudes, Mémorial de la vie ecclésiastique. In Œuvres complètes, Tome III, p. 22-23.

[1] Homil. 12 super Ezech.
[2] Nullum, puto, fratres charissimi, majus praejudicium ab aliis quam a Sacerdotibus tolerat Deus: quando eos quos ad aliorum correctionem posuit, dare de se exempla pravitatis cernit; quando ipsi peccamus qui compescere peccata debuimus: officium quidem sacerdotale suscipimus, sed opus officii non implemus.» Homil. 27 in Evang.
[3] Jer 3, 5.



segunda-feira, 22 de julho de 2019

Sermão sobre o "Imitação de Cristo" de Tomás de Kempis e a "Devotio moderna."

Prezados amigos,

Salve Maria!

Sermão proferido pelo Padre Ernesto Cardozo, na Santa Missa do VI Domingo depois de Pentecostes, na Capela da Missão de Nossa Senhora das Graças em Contagem/MG. no dia 21 de julho de 2.019.

Neste sermão, o Padre tratará do livro "Imitação de Cristo" de Tomás de Kempis e a "Devotio moderna". Infelizmente os últimos minutos do sermão não foram gravados por questões técnicas. O sermão completo poderá ser acessado neste link.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Santas Missas Tridentinas em Contagem/MG no mês de janeiro 2.019.


Prezados amigos,

Salve Maria!


É com muita alegria que anunciamos o calendário de Missas para o mês de janeiro de 2.019 em Contagem/MG, na Capela da Missão Nossa Senhora das Graças.




Dia 11, sexta-feira, as 20:00
Dia 12, sábado, as 19:00
Dia 13, DOMINGO, as 10:00
Dia 16, quarta-feira, as 20:00
Dia 17, quinta-feira, as 20:00
Dia 24, quinta-feira, as 20:00
Dia 25, sexta-feira, as 20:00
Dia 26, sábado, as 20:00
Dia 27, DOMINGO, as 10:30
Dia 29, terça-feira, as 20:00
Dia 30, quarta-feira, as 20:00
Dia 31, quinta-feira, as 20:00

A saber, a Capela da Missão Nossa Senhora das Graças se localiza na Rua Pinheiro, nº. 35, bairro Sapucaia III, Contagem/MG. Para contato telefônico, falar com o Sr. Eugênio no seguinte número: (31) 9.8894-7208.

Informamos que em todos os dias, o padre Cardozo estará disponível para ouvir confissão dos fiéis uma hora antes da Santa Missa que começará impreterivelmente no horário marcado.

Para ter acesso a agenda completa do Padre Cardozo, acesse aqui.

Fotos da Santa Missa da Circuncisão de Nosso Senhor Jesus Cristo em Contagem/MG.

Prezados amigos,

Salve Maria!

Abaixo seguem as fotos da Santa Missa da Circuncisão de Nosso Senhor Jesus Cristo, rezada pelo Padre Ernesto Cardozo, dia Primeiro de janeiro deste ano, na Capela da Missão Nossa Senhora das Graças, em Contagem/MG.


A saber, a Capela da Missão se situa na Rua Pinheiro, nº. 35, bairro Sapucaia III, em Contagem/MG. Para contato telefônico, o número é o seguinte: (31) 9.8894.7208, falar com o Sr. Eugênio.