A
glória do homem virtuoso é o testemunho da boa consciência. Conserva pura a
consciência, e sempre terás alegria. A boa consciência pode suportar muita
coisa e permanece alegre, até nas adversidades. A má consciência anda sempre
medrosa e inquieta. Suave sossego gozarás, se de nada te acusar o coração. Não
te dês por satisfeito, senão quando tiveres feito algum bem. Os maus nunca têm
verdadeira alegria nem sentem a paz interior; pois não há paz para os ímpios,
diz o Senhor (Is 57, 21). E se disserem: Vivemos em paz, não há mal que nos
possa acontecer, e quem ousará ofender-nos? - não lhes dês crédito, porque de
repente levantar-se-á a ira de Deus, e então as suas obras serão aniquiladas e frustrados
seus intuitos.
A
quem ama não é dificultoso gloriar-se na tribulação; pois gloriar-se assim é
gloriar-se na cruz do Senhor (Gál 6,14). Pouco dura a glória que os homens dão
e recebem. A glória do mundo anda sempre acompanhada de tristeza. A glória dos bons está na própria
consciência, e não na boca dos homens. A alegria dos justos é de Deus e
em Deus, a sua alegria procede da verdade. Quem deseja a glória verdadeira e
eterna não faz caso da temporal. E quem procura a glória temporal ou não a
despreza de todo, mostra que pouco ama a celestial. Grande tranqüilidade do
coração goza aquele que não faz caso de elogios nem de censuras.
É
fácil estar contente e sossegado, tendo a consciência pura. Não és mais santo porque te louvam, nem
mais ruim porque te censuram. És o que és, nem te podem os louvores
fazer maior do que és aos olhos de Deus. Se considerares o que és no teu
interior, não farás caso do que te dizem os homens. O homem vê o rosto, Deus o
coração (1 Rs 16,7). O homem nota os atos, mas Deus pesa as intenções. Proceder
sempre bem e ter-se em pequena conta é indício de uma alma humilde. Rejeitar
toda consolação das criaturas é sinal de grande pureza e confiança interior.
Aquele
que não procura o testemunho favorável dos homens mostra que está todo entregue
a Deus. Porque, como diz S. Paulo, não é aprovado aquele que a si próprio
recomenda, mas aquele que é recomendado por Deus (2Cor 10,18). Andar recolhido
no interior com Deus, sem estar preso a alguma afeição humana, é próprio do
homem espiritual.
Imitação de Cristo,
Tomás de Kempis. Livro II, capítulo 6.