terça-feira, 8 de agosto de 2017

Dom Williamson x Dom Lefebvre. Da série façam suas escolhas III.





“No dia em que o Vaticano estiver liberto dessa ocupação modernista e reencontrar o caminho seguido pela Igreja até o Vaticano II, os nossos bispos estarão inteiramente nas mãos do Sumo Pontífice, incluindo a eventualidade de deixarem de exercer as suas funções episcopais.” Declaração de Mons. Lefebvre por ocasião das Sagrações (30/06/1988) (Livro Tradição versus Vaticano – Dossiê completo das negociações entre Mgr. Lefebvre e o Vaticano 1988-2001, Ed. Permanência, 2001, pág. 12)

“Conferir-vos-ei essa graça, confiando que, sem tardar, a Sé de Pedro será ocupada por um Sucessor de Pedro perfeitamente católico, em cujas mãos podereis entregar a graça do vosso episcopado para que ele a confirme.” Carta de Mons. Lefebvre aos futuros bispos em 29 de agosto de 1987 (Livro Tradição versus Vaticano – Dossiê completo das negociações entre Mgr. Lefebvre e o Vaticano 1988-2001, Ed. Permanência, 2001, pág. 15)

É preciso esperar ainda alguns anos, sem dúvida, para que Roma reencontre sua Tradição bimilenar. Comunicado de Dom Lefebvre sobre a interrupção das negociações em 19 de junho de 1.988.(Livro Tradição versus Vaticano – Dossiê completo das negociações entre Mgr. Lefebvre e o Vaticano 1988-2001, Ed. Permanência, 2001, pág. 38)






“Se… Se… Se… por algum milagre, o Papa Francisco me telefonasse semana que vem e dissesse: “Excelência, o senhor e eu tivemos nossas divergências mas, neste exato momento eu estou lhe autorizando a fundar uma sociedade. Você vai em frente para o bem da Igreja.”
“Oh, Santo Padre, eu posso ter isso por escrito? O senhor se importa se eu for a Roma e obter isso com sua assinatura?”
“Sim, é claro.”
“Está certo.”

Então pegaria o próximo avião para Roma. Então pegaria o próximo avião para Roma!”(Dom Williamson)